Page 91 - Edicao 154
P. 91

OS PRIMEIROS PASSOS
                  Crianças aprendem brincando

                  no Liceu Monteiro Lobato




                  Sabemos que durante
                  a primeira infância, a
                  criança age ativamente
                  em seu mundo, seleciona
                  informações, analisa,
                  relaciona e dá a elas novos
                  sentidos. Nessa idade é
                  fundamental o papel da
                  escola para que a criança
                  possa transformar a sua
                  realidade ao aprender a
                  respeito de si e das pessoas
                  na sua convivência.
 A escola conta com laboratório próprio de robótica, onde os alunos se reúnem para fazer reuniões e treinamentos
 ENSINO              Consciente e atuante nessa reali-
 Liceu Monteiro Lobato inaugura   dade, a Escola Liceu Monteiro Lobato   Brinquedoteca, projeto moderno que une tecnologia aos recursos tradicionais
                  oferece aos seus alunos da Educação
 sua Sala de Robótica Educacional  Infantil, um espaço privilegiado para   fantil do Liceu dispõem de estrutura   doteca na Educação Infantil, local to-
                  seu total desenvolvimento.  Um lugar
                                                       As salas de aula da Educação In-
                  especial onde as crianças possam
                                                                                      talmente lúdico, colorido, amplo, com
                  aprender sobre si, suas capacida-  lúdica, cultural e estética em suas   muitos brinquedos, aconchegante,
 Será que todas as escolas já   e no desenvolvimento da criatividade.   Logo veremos que a robótica   des e limitações, e do mundo que as   diferentes dimensões, incorporando   seguro, que permite à criança brin-
 incorporaram a tecnologia no dia   Meninos e meninas descobriram   educacional além de facilitar   rodeiam. Têm no professor um me-  recursos pedagógicos tradicionais   car, aventurar-se e descobrir o mun-
 a dia da sala de aula? A pergunta   possibilidades de diversão e de criação   a compreensão de conteúdos   diador, não só de conhecimento e   como brinquedos, livros, revistas,   do através dos recursos pedagógicos
 aparentemente pode ser interpretada   acessíveis em telefones celulares,   curriculares, desenvolverá habilidades   cultura, mas em afetos e interações
 como vazia e logo se imagina que todas   tablets e computadores. Este é um   essenciais para o futuro dos alunos.  gibis, jogos, acessórios e objetos di-  da Lego-Education e da Lousa Digital,
 sejam iguais. Mas, não é bem assim.  universo chamado Robótica.  sociais.  versos.   estrategicamente incorporados ao
 O importante é ter em mente que a era   O espaço físico da escola na Edu-  Estão também disponíveis na es-  local para enriquecer as atividades
 Nas escolas de hoje nos deparamos   E antes mesmo da Robótica ser uma   tecnológica vêm fazendo dessa uma   cação Infantil foi cuidadosamente   cola inúmeros ambientes especiais,   propostas.
 com crianças que apresentam histórias   obrigatoriedade na grade curricular   metodologia primordial, e ela precisa   preparado para proporcionar o de-  com grande destaque para a Brinque-  Também é destaque na escola o
 e experiências de vida mostradas nas   das escolas, o Liceu Monteiro Lobato   fazer parte da rotina de qualquer jovem   senvolvimento da identidade pessoal
 imagens da TV. A partir daí o que todas   já se antecipou e coloca neste segundo   estudante com o objetivo de estimular o   da criança, de sua sensação de segu-
                                                      O trenzinho da
 elas têm em comum é o direito de   semestre a inovação à disposição do   espírito investigativo do aluno, de forma   rança, confiança e autonomia, além   alegria faz ponto
 aprender com professores que oferecem    aprendizado, inaugurando sua Sala de   que ele encontre desafios e as devidas   das aprendizagens sociais, motoras,   de parada na
 olhar individual e estão engajados em   Robótica para levar a criança ao campo   soluções para os mesmos. Isso enaltece   tecnológicas e cognitivas.  Estação
 ensinar. Daí a diferença entre escolas e   da imaginação e daí, ela seguir rumo à   o trabalho em equipe, o planejamento,   do Saber
 práticas de aprendizado.  realidade do mundo que vivemos.  a cooperação, o diálogo, a pesquisa e a
 tomada de decisões.
 Nestes 23 anos de atividades, o Liceu   Percebe-se então que a Robótica na
 Monteiro Lobato percorreu caminhos   escola é uma ação positiva para a sala   E o que torna a Robótica ainda mais
 que o levaram a compreender que   de aula, podendo se transformar não só   incrível, é o fato de representar um
 sempre a sala de aula terá que refletir   em uma ferramenta, porém uma prática   aprendizado multidisciplinar envolvendo
 o mundo em que vivemos. Diversidade   construída de forma coletiva, cuja   Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes
 cultural, comportamentos e hábitos   natureza interdisciplinar se configura na   e Matemática – metodologia integrada
 diferentes se integram ao que o século   articulação de diversos conteúdos em   e baseada em projetos, pautada
 21 tem nos oferecido como uma   uma mesma atividade. A robótica, de   em formar cidadãos com diversos
 mudança no mundo das brincadeiras   fato, é isso.  conhecimentos.

                                                               O Liceu Monteiro Lobato há
   1|                                                          23 anos inova o conceito de
                                                               ensino em Araraquara
             |2                                                 91


          kappa ed154 AQA 8ago19.indb   91                                                                      08/08/2019   22:30:57
   86   87   88   89   90   91   92   93   94   95   96