Page 91 - Edicao 154
P. 91
OS PRIMEIROS PASSOS
Crianças aprendem brincando
no Liceu Monteiro Lobato
Sabemos que durante
a primeira infância, a
criança age ativamente
em seu mundo, seleciona
informações, analisa,
relaciona e dá a elas novos
sentidos. Nessa idade é
fundamental o papel da
escola para que a criança
possa transformar a sua
realidade ao aprender a
respeito de si e das pessoas
na sua convivência.
A escola conta com laboratório próprio de robótica, onde os alunos se reúnem para fazer reuniões e treinamentos
ENSINO Consciente e atuante nessa reali-
Liceu Monteiro Lobato inaugura dade, a Escola Liceu Monteiro Lobato Brinquedoteca, projeto moderno que une tecnologia aos recursos tradicionais
oferece aos seus alunos da Educação
sua Sala de Robótica Educacional Infantil, um espaço privilegiado para fantil do Liceu dispõem de estrutura doteca na Educação Infantil, local to-
seu total desenvolvimento. Um lugar
As salas de aula da Educação In-
especial onde as crianças possam
talmente lúdico, colorido, amplo, com
aprender sobre si, suas capacida- lúdica, cultural e estética em suas muitos brinquedos, aconchegante,
Será que todas as escolas já e no desenvolvimento da criatividade. Logo veremos que a robótica des e limitações, e do mundo que as diferentes dimensões, incorporando seguro, que permite à criança brin-
incorporaram a tecnologia no dia Meninos e meninas descobriram educacional além de facilitar rodeiam. Têm no professor um me- recursos pedagógicos tradicionais car, aventurar-se e descobrir o mun-
a dia da sala de aula? A pergunta possibilidades de diversão e de criação a compreensão de conteúdos diador, não só de conhecimento e como brinquedos, livros, revistas, do através dos recursos pedagógicos
aparentemente pode ser interpretada acessíveis em telefones celulares, curriculares, desenvolverá habilidades cultura, mas em afetos e interações
como vazia e logo se imagina que todas tablets e computadores. Este é um essenciais para o futuro dos alunos. gibis, jogos, acessórios e objetos di- da Lego-Education e da Lousa Digital,
sejam iguais. Mas, não é bem assim. universo chamado Robótica. sociais. versos. estrategicamente incorporados ao
O importante é ter em mente que a era O espaço físico da escola na Edu- Estão também disponíveis na es- local para enriquecer as atividades
Nas escolas de hoje nos deparamos E antes mesmo da Robótica ser uma tecnológica vêm fazendo dessa uma cação Infantil foi cuidadosamente cola inúmeros ambientes especiais, propostas.
com crianças que apresentam histórias obrigatoriedade na grade curricular metodologia primordial, e ela precisa preparado para proporcionar o de- com grande destaque para a Brinque- Também é destaque na escola o
e experiências de vida mostradas nas das escolas, o Liceu Monteiro Lobato fazer parte da rotina de qualquer jovem senvolvimento da identidade pessoal
imagens da TV. A partir daí o que todas já se antecipou e coloca neste segundo estudante com o objetivo de estimular o da criança, de sua sensação de segu-
O trenzinho da
elas têm em comum é o direito de semestre a inovação à disposição do espírito investigativo do aluno, de forma rança, confiança e autonomia, além alegria faz ponto
aprender com professores que oferecem aprendizado, inaugurando sua Sala de que ele encontre desafios e as devidas das aprendizagens sociais, motoras, de parada na
olhar individual e estão engajados em Robótica para levar a criança ao campo soluções para os mesmos. Isso enaltece tecnológicas e cognitivas. Estação
ensinar. Daí a diferença entre escolas e da imaginação e daí, ela seguir rumo à o trabalho em equipe, o planejamento, do Saber
práticas de aprendizado. realidade do mundo que vivemos. a cooperação, o diálogo, a pesquisa e a
tomada de decisões.
Nestes 23 anos de atividades, o Liceu Percebe-se então que a Robótica na
Monteiro Lobato percorreu caminhos escola é uma ação positiva para a sala E o que torna a Robótica ainda mais
que o levaram a compreender que de aula, podendo se transformar não só incrível, é o fato de representar um
sempre a sala de aula terá que refletir em uma ferramenta, porém uma prática aprendizado multidisciplinar envolvendo
o mundo em que vivemos. Diversidade construída de forma coletiva, cuja Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes
cultural, comportamentos e hábitos natureza interdisciplinar se configura na e Matemática – metodologia integrada
diferentes se integram ao que o século articulação de diversos conteúdos em e baseada em projetos, pautada
21 tem nos oferecido como uma uma mesma atividade. A robótica, de em formar cidadãos com diversos
mudança no mundo das brincadeiras fato, é isso. conhecimentos.
O Liceu Monteiro Lobato há
1| 23 anos inova o conceito de
ensino em Araraquara
|2 91
kappa ed154 AQA 8ago19.indb 91 08/08/2019 22:30:57