Page 90 - Edicao 154
P. 90

OS PRIMEIROS PASSOS
                                                                                                                                      Crianças aprendem brincando

                                                                                                                                      no Liceu Monteiro Lobato




                                                                                                                                      Sabemos que durante
                                                                                                                                      a primeira infância, a
                                                                                                                                      criança age ativamente
                                                                                                                                      em seu mundo, seleciona
                                                                                                                                      informações, analisa,
                                                                                                                                      relaciona e dá a elas novos
                                                                                                                                      sentidos. Nessa idade é
                                                                                                                                      fundamental o papel da
                                                                                                                                      escola para que a criança
                                                                                                                                      possa transformar a sua
                                                                                                                                      realidade ao aprender a
                                                                                                                                      respeito de si e das pessoas
                                                                                                                                      na sua convivência.
                  A escola conta com laboratório próprio de robótica, onde os alunos se reúnem para fazer reuniões e treinamentos
                    ENSINO                                                                                                               Consciente e atuante nessa reali-
                  Liceu Monteiro Lobato inaugura                                                                                      dade, a Escola Liceu Monteiro Lobato   Brinquedoteca, projeto moderno que une tecnologia aos recursos tradicionais
                                                                                                                                      oferece aos seus alunos da Educação
                  sua Sala de Robótica Educacional                                                                                    Infantil, um espaço privilegiado para   fantil do Liceu dispõem de estrutura   doteca na Educação Infantil, local to-
                                                                                                                                      seu total desenvolvimento.  Um lugar
                                                                                                                                                                           As salas de aula da Educação In-
                                                                                                                                      especial onde as crianças possam
                                                                                                                                                                                                          talmente lúdico, colorido, amplo, com
                                                                                                                                      aprender sobre si, suas capacida-  lúdica, cultural e estética em suas   muitos brinquedos, aconchegante,
                  Será que todas as escolas já      e no desenvolvimento da criatividade.   Logo veremos que a robótica               des e limitações, e do mundo que as   diferentes dimensões, incorporando   seguro, que permite à criança brin-
                  incorporaram a tecnologia no dia   Meninos e meninas descobriram    educacional além de facilitar                   rodeiam. Têm no professor um me-  recursos pedagógicos tradicionais   car, aventurar-se e descobrir o mun-
                  a dia da sala de aula? A pergunta   possibilidades de diversão e de criação   a compreensão de conteúdos            diador, não só de conhecimento e   como brinquedos, livros, revistas,   do através dos recursos pedagógicos
                  aparentemente pode ser interpretada   acessíveis em telefones celulares,   curriculares, desenvolverá habilidades   cultura, mas em afetos e interações
                  como vazia e logo se imagina que todas   tablets e computadores. Este é um   essenciais para o futuro dos alunos.                                     gibis, jogos, acessórios e objetos di-  da Lego-Education e da Lousa Digital,
                  sejam iguais. Mas, não é bem assim.  universo chamado Robótica.                                                     sociais.                          versos.                           estrategicamente incorporados ao
                                                                                      O importante é ter em mente que a era              O espaço físico da escola na Edu-  Estão também disponíveis na es-  local para enriquecer as atividades
                  Nas escolas de hoje nos deparamos   E antes mesmo da Robótica ser uma   tecnológica vêm fazendo dessa uma           cação Infantil foi cuidadosamente   cola inúmeros ambientes especiais,   propostas.
                  com crianças que apresentam histórias   obrigatoriedade na grade curricular   metodologia primordial, e ela precisa   preparado para proporcionar o de-  com grande destaque para a Brinque-  Também é destaque na escola o
                  e experiências de vida mostradas nas   das escolas, o Liceu Monteiro Lobato   fazer parte da rotina de qualquer jovem   senvolvimento da identidade pessoal
                  imagens da TV. A partir daí o que todas   já se antecipou e coloca neste segundo   estudante com o objetivo de estimular o   da criança, de sua sensação de segu-
                                                                                                                                                                           O trenzinho da
                  elas têm em comum é o direito de   semestre a inovação à disposição do   espírito investigativo do aluno, de forma   rança, confiança e autonomia, além   alegria faz ponto
                  aprender com professores que oferecem    aprendizado, inaugurando sua Sala de   que ele encontre desafios e as devidas   das aprendizagens sociais, motoras,   de parada na
                  olhar individual e estão engajados em   Robótica para levar a criança ao campo   soluções para os mesmos. Isso enaltece   tecnológicas e cognitivas.          Estação
                  ensinar. Daí a diferença entre escolas e   da imaginação e daí, ela seguir rumo à   o trabalho em equipe, o planejamento,                                    do Saber
                  práticas de aprendizado.          realidade do mundo que vivemos.   a cooperação, o diálogo, a pesquisa e a
                                                                                      tomada de decisões.
                  Nestes 23 anos de atividades, o Liceu   Percebe-se então que a Robótica na
                  Monteiro Lobato percorreu caminhos   escola é uma ação positiva para a sala   E o que torna a Robótica ainda mais
                  que o levaram a compreender que   de aula, podendo se transformar não só   incrível, é o fato de representar um
                  sempre a sala de aula terá que refletir   em uma ferramenta, porém uma prática   aprendizado multidisciplinar envolvendo
                  o mundo em que vivemos. Diversidade   construída de forma coletiva, cuja   Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes
                  cultural, comportamentos e hábitos   natureza interdisciplinar se configura na   e Matemática – metodologia integrada
                  diferentes se integram ao que o século   articulação de diversos conteúdos em   e baseada em projetos, pautada
                  21 tem nos oferecido como uma     uma mesma atividade. A robótica, de   em formar cidadãos com diversos
                  mudança no mundo das brincadeiras   fato, é isso.                   conhecimentos.

                                                                                                                                                                                    O Liceu Monteiro Lobato há
                                                                                                                       1|                                                           23 anos inova o conceito de
                                                                                                                                                                                    ensino em Araraquara
                                                                 90                                                              |2


          kappa ed154 AQA 8ago19.indb   90                                                                      08/08/2019   22:30:56
   85   86   87   88   89   90   91   92   93   94   95